domingo, 13 de abril de 2014

ESCOLA PROFESSOR ARRUDA


HISTÓRICO E.E.F.M. PROFESSOR ARRUDA

A escolha de seu nome, segundo a fonte, se deu pelo fato de “Vicente Ferreira de Arruda” ser um dos homens mais importantes da cidade de Sobral no século passado. O ilustre, nasceu no dia 05 de Abril de 1832, no mesmo município e morreu aos 66 anos de idade no dia 13 de Janeiro de 1898. Era casado com Dona Guilhermina, com quem teve 10 filhos, entre os quais figura Edelvina, que casou-se com o Sr. Esmerindo, progenitores do atual prefeito de Sobral Dr. Clodoveu Arruda. Entregou-se ao Magistério muito cedo, tendo estudado Latim e Francês com o Padre Fialho da qual lhe rendeu uma vasta cultura educacional. Com a morte de seu admirado professor, abriu-se vaga na cadeira da Latim, e, então por influência do Dr. Luis Antônio do Santos, Bispo do Ceará, foi nomeado “Professor Público de Latim” da cidade de Sobral, assumindo o cargo em 1874. 
Sua reputação de excelente professor de Latim e Francês propagou-se rapidamente, fazendo afluir para Sobral alunos de todas as cidades vizinhas. Como a Princesa do Norte não possuía pensionatos resolveu transformar sua residência em hospedaria, já que seu colégio funcionava nos fundos da mesma e a Escola de Latim em frente. Hoje no mesmo prédio se localiza a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ, na rua Domingos Olímpio.
Professor Arruda no seu ofício de lecionar educou várias gerações e muitos de seus alunos brilharam na Política, Religião, Artes, Medicina e Advocacia, tais como: Clovis Beviláqua, Dr. José Jerônimo Tomé da Silva, D. José Tupinambá da Frota, Profº Luiz Felipe, Dr. João Tomé de Saboia e Silva, Dr. José Saboia, Dr. José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral), Mons Linhares, José Alarico da Frota, Profº Raul Monte e muitos outros. Em virtude de toda essa relevante contribuição para educação do Ceará, nada mais justo do que homenageá-lo com o nome da escola pública mais antiga da cidade.
A obtenção do terreno para a construção da Escola Professor Arruda se deu na gestão do governador, o interventor Cel. Felipe Moreira Lima e do Delegado do Ensino de Sobral, Professor Luis Filho, com um sítio comprado pelo o advogado Ataliba Daltro Barreto, situado na praça Duque de Caxias no valor de seis contos de réis, que hoje é conhecida como praça do bosque.
A construção iniciou-se já na gestão do então governador Dr. Francisco Menezes Pimentel e do Secretário do Interior e Justiça, Dr. José Martins Rodrigue em 1934. Paralelo a construção da sede, o grupo escolar Professor Arruda começou a funcionar no dia 1º de fevereiro de 1935, na rua Senador Paula, hoje Avenida D. José, em uma das grandes casas da cidades, que se estendia desde a residência do Dr. Adauto Araújo até a morada da conhecida Chaguinha Lima, em caráter provisório.
O Decreto de sua criação de nº 04 foi assinado pelo então prefeito Antenor Ferreira Gomes em 26 de Fevereiro de 1936 e inaugurado no dia 26 de Maio de 1937, sob o nome de “Escola de 1º Grau Professor Arruda”, e teve como sua primeira diretora Maria Augusta Lopes.
Atualmente a escola atua na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Regular, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com 700 alunos matriculados e distribuídos nos três turnos. Seu quadro docente consta de 14 professores efetivos e 17 temporários. Os servidores são compostos por 8 efetivos e 7 terceirizados. O núcleo gestor é formado por:
·         Diretora: Maria Nágila Mendes Coelho.
·         Coordenadoras Pedagógicas: Carla Valéria Frota Capote de Paula Pessoa e Ana Sarah Nogueira Araújo.
·         Assessora Administrativa Financeira: Rayane Rios Pessoa.
·         Secretaria Escolar: Maria de Fátima Sousa Silva.
·         Presidente do Conselho Escolar: Robério Júnior Albuquerque Mendes.
A Escola ainda acolhe alguns projetos como Jovem de Futuro, Condomínio Digital, Diretor de Turma, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID   e Núcleo de Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), que busca otimizar a qualidade de ensino da instituição.


Obs: A fonte das informações supracitadas foram retiradas de um arquivo pessoal manuscrito de autoria da professora Abigail Dias Frota e que atualmente consta na biblioteca da mesma instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário